domingo, 7 de março de 2010

Venha o teu reino... (Mt 6:10)


O Reino virá, com ou sem o nosso esforço”, disse o teólogo, “mas quando oramos para que ele venha, é para que venha também a nós”.


Construir o Reino é tomar parte nele. É fazer com que a oração do Pai Nosso se realize em nós e por intermédio de nós. O Reino já está em nosso meio, todavia participar dele é nossa escolha. Quando Jesus disse que o Reino de Deus não vem com visível aparência e que não acreditássemos quando dissessem “ei-lo aqui”, ou “ei-lo ali”, tentava, entre outras coisas, nos ensinar que o Reino não é geográfico, nem temporal.


Na verdade, é consenso entre os exegetas que a tradução mais adequada para Reino de Deus seria Reinar de Deus. Deste modo entenderíamos mais facilmente que, onde quer que as características dinâmicas da presença e do senhorio de Deus se manifestem, ali o Reino estará presente; até que um dia a Glória de Deus encherá toda a terra, como as águas cobrem o mar, e o Reino alcançará sua plenitude entre nós.


Esta compreensão nos convoca à ação, pois nos faz perceber a responsabilidade de transformar as realidades tenebrosas ao nosso redor em realidades luminosas do Reino. Orar pelo Reino e não trabalhar por ele, é como pedir para que pedras se transformem em pães. É esperar que o Reino venha do céu, quando, na verdade, ele já está aqui.


Portanto, o Reino está, mas só o percebe quem por ele trabalha. Os que não tomam parte nele vivem sob a sensação de que o triunfo do mal se propala e que as trevas aumentaram seu domínio; mas para quem experimenta o gozo de ver uma vida sendo restaurada pelas mãos do Senhor, sabe que Ele está entre nós e que o seu Reino de justiça, iniciado no calvário, jamais teve fim.


Você pode construir o Reino de Deus se decidir colocar sua existência à serviço da vontade do Eterno e lutar para que ela se realize, "assim na terra, como nos céus".


Diga sim a este chamado. Seja um construtor do Reino de Deus.


Em Cristo, aquele diante de quem todo joelho se dobrará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário